Azeite de Oliva, o Ouro Líquido do Povo Mediterrâneo – Proporciona mais que Beleza Física

by

Azeite de Oliva, o Ouro Líquido do Povo Mediterrâneo -Proporciona mais que Beleza Física
Cientistas de diversas universidades européias publicaram um trabalho no periódico Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, em que compararam exames de imagem de voluntários, antes e depois do consumo do óleo de oliva e observaram que esse bom hábito diminuiu os depósitos de banha no abdômen. O sumo das azeitonas evita a barriga indesejada.

O consumo de óleo extraído da oliva, além de combater a osteoporose e inflamações, caso da gastrite, evita o acúmulo da gordura visceral, facilitadora de doenças cardiovasculares e diabete.

A gordura monoinsaturada, que predomina no azeite, além de varrer o colesterol ruim das artérias, contribui para inibir as barrigas avantajadas, cuja gordura produz substâncias que dificultam a ação da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células), podendo levar a pessoa a tornar-se portadora do diabete do tipo 2.

É que a gordura monoinsaturada vinda da oliva ocupa o espaço das temidas “trans”, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas.
Diz o nutrológo e cardiologista Daniel Magnoni, do Instituto de Metabolismo e Nutrição (SP/SP): “Diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem, a dupla tem relação com a subida do LDL”.
 
Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com óleo de oliva, parecem que são menos propícios a ameaça de infarto. É sabido que eles também consomem verduras, frutas e peixes, alimentos que também são protetores dos vasos sanguineos, entretanto, para gregos, italianos e espanhóis, nenhum desses tem maior preferência do que o azeite.
O Prof. Jorge Mancini (USP) que esteve na Espanha pesquisando o assunto, constatou que a maioria têm até o hábito de tomar uma colher do óleo em jejum.

Em tese, qualquer tipo de azeite de oliva, pode inibir a gordura indesejada da barriga, entretanto, para evitar as placas nas artérias, de acordo com a análise feita pela Dra. Luciane Faine, bioquímica da Universidade Estadual Paulista de Botucatu-SP, há vantagens no azeite do tipo extravirgem. Diz ela que “na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva as moléculas antioxidantes”, compostos que inibem colesterol.

E como os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sangüíneo, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos ficam praticamente fora de ação”, conclui ela.

É com razão que o azeite de oliva é apelidado pelos mediterrâneos, de “ouro líquido” pois além dos benefícios acima:

- Pesquisadores da Universidade de Valme (Espanha), observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite (artigo publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry);

- Cientistas do Instituto Monell (EUA), encontraram no azeite, uma molécula  (oleocanthal) que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. Um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas;

-  Pesquisadores da Universidade de Jáen (Espanha), notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora falte elucidar o porquê, o efeito foi demonstrado em um grupo de 334 voluntários;e

- Um recente trabalho publicado na revista da Sociedade Européia de Oncologia diz que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

E, ao contrário do que muitos pensam, o óleo de oliva não está proibido de ir para a panela, já que sua composição é bastante estável. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas pois quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos
De acordo com a matéria, o ideal seria que a pessoa consumisse duas colheres de sopa, por dia, do ingrediente para obter seus benefícios, entretanto, qualquer pessoa de bom senso, nunca age sem antes consultar seu médico.

fonte:Uol/Nutrição-Regina Célia-17/09/07

                                                                                                               Essa foi Boa!

About these ads

56 Respostas to “Azeite de Oliva, o Ouro Líquido do Povo Mediterrâneo – Proporciona mais que Beleza Física”

  1. Jales Says:

    Era em ingles, mas eu consegui te encaminhar

  2. molina Says:

    Olá! É possivel ocorrer um aumento da pressão arterial, consumindo-se uma colher de azeite de oliva extravirgem ao dia?

  3. iliza soares Says:

    gostaria de saber se tomar o azeite extravirgem em jejum ajuda a eliminar peso????

  4. TANIA Says:

    É verdade que noa se deve fazer fritura com o azeite, que perde o cvalor nutricional? se todas as receitas fora as saladas sempre é para dourar o alho no azeite.

  5. vanda brito Says:

    Qual a explicação cientifica em tomar o azeite de oliva em jejum?

    O azeite de oliva ajuda a combater a prissão de ventre?

  6. vanessa maria Says:

    O azeite mais eficaz para a eliminação da gordura da barriga deve ser extrído de qual regiao do planeta?

  7. Ísis Says:

    Massa.Vou começar a ingerir isso aê.

  8. ana maria Says:

    Eu estou a 12 dias, consumindo 2 colheres de sopa de azeite e 3 colheres de sopa de açucar dissolvidas em 200 ml de agua gelada. Quero dizer que já perdi 7 kilos nos doze dias. Mas, associei também uma dieta de baixa caloria (1200 cal, contando com as 375 doazeite e da açucar), com 30 min. de ergometrica pela manhã e 30 a noite. Estou satisfeita com o resultado. Quero perder pelo menos 50 kilos no total. Assim então, tenho uma longa jornada pela frente. Ah! Fale ressaltar que estou usando azeite extra virgem, da marca Gallo.Depois posto mais comentarios.
    Beijos.

    • leda Says:

      Oi Ana, boa tarde gostaria de saber se voce ainda faz o uso das duas colheres de azeite mais as 3 de açucar?.Como voce se sente? em relação a sua saúde percebeu outras melhoras? mim conte tudo. de ja agradeço bjs

  9. 5 ano Says:

    persiso de uma informaçao de povo mediterraneo ate a meia-noite hoje amanha teho teste disso ajudeime que persiso muito

  10. emerson marques Says:

    Enquanto tempo, consumindo duas colheres de sopa por dia a barriga começa a diminuir, ou seja a desaparecer, de azeite de oliva é claro.

  11. CARLOS BRAZ Says:

    PRECISO SABER SE REALMENTE UMA COLHER DE SOPA DE AZEITE EM JEJUM FAZ BEM AS ARTERIAS E AJUDA A DESENTUPI-LAS ,PERGUNTO AINDA ,O QUE O AZEITE EXTRAVIRGEM PODE AJUDAR NOSSO ORGANISMO

  12. paulo Says:

    qual o oleo de oliva mais indicado p usar em jejum
    aqui no brasil?

  13. ana luiza de cuiaba Says:

    vou começar a tomar o azete de oliva já……. pois preciso tirar a barriguinha acentuada e conservar os meus ossos pois estou com a idade ja prestes a osteoporese

  14. roseli são bento do sul Says:

    comecei a tomar o azeite de oliva virgem
    e notei que perdi o apetite e a anciadade
    tomo em jejum 2 colheres
    e vou continuar…
    se tiver presão alta pode tomar?

  15. wilson Says:

    Nem toda dor no peito significa problemas cardíacos. se voce sente as vezes dor no peito, a tendencia é pensar que é coração. ora são vários fatores que leva alguem sentir dor no peito. por exemplo as vezes pode ser bolhas de gás que circula pelos tubos digestivo ou respiratórios. dormir de mal jeito, ou carregar peso e etc. mas sabe o que descobrí? foi a grande eficacia do AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM. tomando duas colheres de sopa sobre as verduras no almoço. aquelas dores no peito vai sumir, digo por experiencia propia. ainda faço este desafio se voce marcou alguma cirurgia cardíaca. desmarque e faça esta dieta por um mês. aí depois faça as conclusões. e digo mais se todas as pessoas que sente este tipo de problemas, seguir esta dieta os consultórios cardiologicos vão diminuir o numero de pacientes. fco.wilson@yahoo.com.br

  16. Camilo Antonio Says:

    ” Existem várias marcas e preços de azeite extra virgem, porem devemos ficar atentos ao respectivo grau de acidez máxima encontrada no rótulo que deve ficar na faixa de 3 á 8%. Isto determinará seu grau de pureza. “

  17. Camilo Antonio Says:

    Quanto mais puro o azeite de oliva será mais eficaz para saúde de quem consome.

  18. Camilo Antonio Says:

    ” retificando comentário sobre a acidez máxima do azeite de oliva extravirgem o correto é 0,3 a 0,8%. “

  19. vania silva Says:

    ola , gostaria de saber se existe uma marca especifica do azeite de oliva extravirgem para combater as doencas cardiovasculares etc.. e também se eu tomar uma colher do azeite de oliva extravirgem em jejum eu posso esta prejudicando minha saúde e se esse procedimento em tomalo puro sem ser nos alimentos corro risco de ficar com colesterol alto, problemas de coração etc agardeco e espero uma resposta obrigada o site e muiti bom

  20. Valdirene Says:

    Li a materia sobre o azeite e tb um comentário em que a pessoa dizia que tomava 2 colheres de azeite e 3 colheres de açucar em um copo de agua gelada em jejum p emagrecer e em 12 dias havia perdido 7 kgs. O azeite ajuda mesmo a emagrecer? e o porque do açucar?

  21. micheliny Says:

    go e a agua gelada se o açucastaria de saber porque tomar o azeite misturado com o açucar engorda

  22. ademilson Says:

    eu comesei a tomar assin q acordo de manha uma colher de sopa,ja perdi 5 kilos e me sinto muito bem o dia inteiro fale a pena experimentar.

  23. Ariadna Says:

    Já estou tomando as 2 colheres de azeite extra-virgem há 1 semana, mas ainda não cuputei o efeito.
    Estou com 2 dúvidas que gostaria de ajuda:

    1a. depois de qto tempo posso ingerir alguma coisa: agua, café, fruta, enfim, tomar o meu café da manhã ?

    2a. fiquei pasma com aquele histórias das 3 colheres de açucar num como d’agua gelada?????? não entendi nada !!!!!

    Quem puder me dar essas explicações desde já agradeço. Meu e-mail é
    ariadna-paz@hotmail.com

    Ariadna Paz,

  24. Ariadna Says:

    digo: computei

  25. lutero hepp Says:

    Gostaria de saber a quantia certa de azeite de oliva a ser consumido diariamente, uma ou duas colheres de sopa?

  26. MARIA SOTOLANI Says:

    Comecei a tomar azeite em jejum para emagrecer a quatro meses,nao engordei mais,mas o meu intestino está funcionando super bem,eu tinha ressecamento intestinal.é muito bom experimente!!!!!

  27. Dilnei Demay Says:

    ……existe um limite que se deve respeitar para o consumo diário do azeite ? Comercialmente temos as marcas nas nossas regiões. Haveria um indicado como o melhor em qualidade/sabor/eficácia?

    • essencia Says:

      Prezado Leitor,

      A proposta do blog apenas informar/retransmitir as poucas e raras notcias boas que aparecem na mdia. No somos capacitados a prestar orientao sobre o consumo ou venda de qualquer produto. O caminho correto a seguir buscar orientao de um mdico que o profissional capacitado a dar informaes a respeito. Aproveitmos para agradecer sua visita ao Blog esperando que navegue sempre por l e que tenhamos informaes que lhe agradem. Um abrao Essncia

  28. patrola Says:

    ola.azeite de oliva e otimo p. dor nos juelhos para q. pratica esporte e como protetor solar apos ussar na pele nao fica gordurosso .

  29. jair Says:

    A muito tempo tenho colesterol alto e sinto diariamente dores no corpo todos.Hoje comprei azeite de oliva extra virgem e corri para internet para ver o que ele faz com a nossa saúde e adorei.Obrigado pela informação.
    jair

  30. Jorge Dantas Says:

    Comecei a tomar azeite de oliva extra virgem a uns 60 dias, os pineuzinhos sumiram, o colesterol bom subiu e o ruim diminuiu “bastante”, sem falar nas crises de gota que diminuiram mesmo!!!!
    Estou usando como hidratante no rosto, pescoço e mãos, a pele está ficando o maior barato.
    Abraços.

  31. lara araujo Says:

    me responda oleo de oliva em jujum ajuda a emagrecer

  32. DAPAZ Says:

    minha fomilia adora azeite de oliva, eu sempre estou de bem com a vida, antes
    eu pesava 75k hoje estou com 62, fasso todos so dias Academia, estou seper feliz.. (Bezerros-pe)

  33. Geovanni Garcez Says:

    o efeito do azeite de oliva e muito rapido no organismo.

  34. zilda emilia de souza lim Says:

    gostaria de saber, quantos meses ou dias percebo que meu ldl baixou e o hdl subiu, estou a quaze um mes tomando azeite de aliva em jejum uma colher de sopa.
    aguardo resposta abrigada

  35. jose antunes Says:

    Os benefícios do azeite

    O azeite extra-virgem é reconhecido pelo FDA – Food and Drug Administration -, como um alimento com características funcionais que, pela presença de antioxidantes fortalece o sistema imunológico. Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta (azeitona), que possui gordura monoinsaturada, vitaminas, antioxidantes e minerais, além de ser fonte de vitamina E. O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol “bom”) e a reduzir o LDL (colesterol “ruim”). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poli-insaturada e até 7%, da saturada. No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada e do carboidrato pelo azeite (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e consequentemente diminui a glicemia do diabético. “Há muito tempo as dietas recomendadas pelo cardiologistas, endocrinologistas e nutrólogos utilizam o aumento de gordura monoinsaturada em substituição ao carboidrato”, conclui Dr. Magnoni.

    Fonte

    Daniel Magnoni – Médico cardiologista e nutrólogo do HCor – Hospital do Coração.

  36. essencia Says:

    Prezado José Antunes, que bom você ter enriquecido a matéria com informações do Dr. Daniel Magnoni.
    Realmente, “Essa foi Boa” .
    Obrigada
    Essência

  37. Maria josé cardoso dos santos Says:

    Gostaria de saber se é mesmo verdade se consumir uma colher de cha em gegun todos os dias faz diminuir o diabetes,pois estou tomando e ainda nao sei se reamente vai me servir.obrigado

    • essencia Says:

      Prezada Maria José,
      A proposta do Blog é apenas informar/retransmitir as poucas e raras notícias boas que aparecem na mídia. Não somos capacitados a prestar orientação sobre o consumo e/ou venda de quaisquer produtos.
      Embora as pessoas troquem experiências por aqui, entendemos que o caminho correto a seguir seja sempre buscar orientação de um médico que é o profissional capacitado a dar informações a respeito.
      Aproveitámos para agradecer suas visitas ao Blog esperando que navegue sempre por aqui e que sempre tenhamos informações que agradem a você.
      Um grande abraço
      Essência

    • essencia Says:

      Cara Maria José,
      Ninguém mais capacitado que um médico para orientá-la. A Proposta do Blog é tão somente retransmitir notícias que entendemos sejam boas. Não somos capacitados para orientar.
      Muitíssimo obrigada por nos escrever e ler.
      Tomara você continue acompanhando as novidades do nosso Blog
      UM abraço
      Essência!

  38. maria Says:

    tenho pressao alta gostaria de saber se oazeite de oliva fais bem para controlar a pressao alta?

    • essencia Says:

      Prezada Maria Claudia,
      A proposta do Blog é apenas informar/retransmitir as poucas e raras notícias boas que aparecem na mídia. Não somos capacitados a prestar orientação sobre o consumo e/ou venda de quaisquer produtos.
      Embora as pessoas troquem experiências por aqui, entendemos que o caminho correto a seguir seja sempre buscar orientação de um médico que é o profissional capacitado a dar informações a respeito.
      Aproveitámos para agradecer suas visitas ao Blog esperando que navegue sempre por aqui e que sempre tenhamos informações que agradem a você.
      Um grande abraço
      Essência

    • essencia Says:

      Querida Maria
      Ninguém mais capacitado que um médico para orientá-la. A Proposta do Blog é tão somente retransmitir notícias que entendemo9s sejam boas. Não somos capacitados para orientar.
      Muito obrigada por nos ler e escrever.Esperamos que continue acompanhando as novidades do nosso Blog
      Boa sorte!
      Essência

  39. Paulo Says:

    Dou muitas graças a Deus por ter descoberto o bem do azeite de oliva, consumo duas colheres por dia, no prato do almoço e janta, as caspa do meu cabelo desapareceu, incrivel agora vou usar pro resto da minha vida, a marca que eu compro e Galo com um por cento de acidez, a maior descoberta que fiz, agora vou usar tambem em gejum,

  40. IRENE ZIMMERMANN Says:

    COMECEI A TOMAR AZEITE DE OLIVA POR CAUSA DA PRISÃO DE VENTRE, MAS O MAIOR BENEFICIO QUE OBTIVE DE IMEDIATO, NO MESMO DIA, FOI EM RELAÇÃO À ACIDEZ ESTOMACAL. SIMPLESMENTE SUMIU.
    AGORA VOU CONTINUAR COM MAIS DETERMINAÇÃO.

  41. viviane fatima Says:

    gostaria de saber como faz para tomar o azete de oliva e agua com açucar nao entendi e depois que tomo a colher de azeite em jejum e somente uma colher de sopa ou duas e quanto tempo posso tomar o cafe da manha por favor tire minhas duvidas obrigada!

  42. viviane fatima Says:

    gostaria de saber como faz a mistura do azeite e o açucar com agua gelada nao entendi e quantas colheres de azeite toma em jejum quanto tempo depois posso tomar meu cafe da manha quem tem pressao alta pode tomar? obrigada!

    • essencia Says:

      Prezada Viviane, a matéria que encontramos só comentava sobre o uso de 1 ou2 colheres de sopa, em jejum (sem açúcar e/ou água). Mas fazemos questão de ressaltar que a proposta do Blog é apenas informar/retransmitir as poucas e raras notícias boas que aparecem na mídia. Não somos capacitados a prestar orientação sobre o consumo e/ou venda de quaisquer produtos.
      Embora as pessoas troquem experiências por aqui, entendemos que o caminho correto a seguir seja sempre buscar orientação de um médico que é o profissional capacitado a dar informações a respeito.
      Aproveitámos para agradecer suas visitas ao Blog esperando que navegue sempre por aqui e que sempre tenhamos informações que agradem a você.
      Um grande abraço
      Essência

  43. solangeoliveira Says:

    olá eu gostaria de saber se o azeite de oliva traz benefícios a pessoa que tem chagas no coração. aguardo uma resposta ansiosa. obrigadoooooooo

    • essencia Says:

      Olá Solange,
      Tivemos problemas técnicos razão pela qual somente agora responder sua pergunta.
      Bem, como já dissemos para os demais leitores que nos fizeram perguntas similares, ninguém é mais capacitado do que um médico para orientá-la.
      A Proposta do Blog é tão somente retransmitir notícias que entendemos sejam boas. Boa sorte na sua busca.
      Muitíssimo obrigada por nos escrever e ler.
      Tomara você continue acompanhando as novidades do nosso Blog
      Um abraço
      Essência!

  44. Aldo Wellichan Says:

    Não adianta nada voce usar o azeite de oliva e comer carnes em abundancia. Tenho um amigo que é assim. Já sofreu 2 avcs. Sou vegetariano puro e me sinto muitissimo bem com uma colherada de azeite/dia. Tenho 60 anos peso tenho 1,76 m. e peso 76 quilos.
    O azeite estimula o funcionamento do pancreas & intestino. É um verdadeiro viagra para mim.

    • essencia Says:

      Olá Aldo,
      Obrigada por ler nosso Blog e expressar sua opinião e experiência a respeito do consumo do Azeite de Oliva.
      Agradecemos se continuar nos prestigiando.
      Felicidades pra você.
      Essência

  45. francisca Says:

    eu tinha dores nas articulcoes,grande perda de sangue menstrual.a8 meses comsumo2 colheres de azeite ao dia,o problem desapareceu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: