Borboletas pedem passagem –Trânsito livre- Exclusivamente para elas.

by

Para possibilitar a passagem de milhões de borboletas na sua migração sazonal, nas manhãs de 3 a 5 de abril, o trecho de quase 1 km de uma estrada central e movimentada que fica perto de Linei, no centro de Taiwain, ficará fechado durante os ápices da migração anual.

Segundo o especialista Jhan Jia-long, cerca de um terço das borboletas que vive na ilha, da espécie “asclepías tuberosa”, conhecida pelas manchas violetas, arrisca suas vidas no fim do inverno, ao voar para o Norte numa rota de 300 km, que corta a estrada.

Um estudo elaborado pelo especialista demonstrou que, em 2005, na tarde do dia 3 de abril, 11.500 borboletas voaram por minuto por cima da via, durante três horas e, pelo menos, um milhão voou pela área, na mesma data, e que muitas borboletas morreram ao serem atraídas pela forte turbulência causada pelos carros correndo na estrada.

Além da interrupção de trecho da estrada, as autoridades irão erguer uma rede de proteção na via, na esperança de que as borboletas se sintam forçadas e voar mais alto e assim evitem bater nos carros. Uma outra medida a ser tomada é a instalação de luzes ultravioletas embaixo da via, que é elevada. Os especialistas acreditam que isto poderia atrair os insetos sensíveis à luz a voarem de forma segura por baixo.

O professor Sweehu Cheng, da I-Shou University, um dos voluntários defensores da espécie, não esperava que as medidas propostas por ele e por seu colega, Prof. Lin Tieh-hsung, fossem aprovadas e acredita que essas iniciativas possam reduzir o impacto ecológico da construção dessa estrada pois no momento em que se deu, há mais de quatro anos, não foi levada em consideração a proteção das borboletas que são fundamentais para a cadeia alimentar da ilha.

O custo dessa medida será de cerca de R$ 60.000,00 e “pode causar engarrafamentos”, como disse Lee Thay-ming, chefe do National Freeway Bureau, complementando seu comentário:

– Mas vale a pena! Os seres humanos precisam aprender a conviver com as outras espécies, mesmo as pequenas borboletas.

Fonte: JB 26-03-07
                                                               Essa foi Boa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: