CORAÇÃO EM FOCO- IV – VOCÊ ESCOVA OS DENTES PELO MENOS DUAS VEZES AO DIA? SE RESPONDEU SIM CORRE MENOS RISCOS

by

Como se sabe inflamações na boca e nas gengivas, além de poderem afetar outros órgãos, provocando doenças no organismo, tem um papel importante no entupimento das artérias, um dos fatores que levam a doenças cardíacas.

A informação nova é que, pela primeira vez, confirmou-se que a frequencia na escovação tem influência no risco de doenças cardíacas.

A pesquisa sobre o assunto, publicada na edição anterior ao mes de maio/2010, na revista especializada British Medical Journal, foi coordenada por Richard Watt, da University College London. Ele afirma que ainda são necessários mais estudos para verificar se a relação entre higiene oral e doenças cardiovasculares é “causal ou meramente um marcador de risco”.

Entretanto, o estudo que foi feito nos últimos oito anos, com mais de 11 mil adultos da Escócia, confirmou pesquisas anteriores que associavam doenças na gengiva à problemas cardíacos.

Foram coletadas amostras de sangue dos participantes/pacientes e levados em conta fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas, como classe social, obesidade, fumo e histórico familiar.

No decorrer desses oito anos de pesquisa foram registrados 555 “eventos cardiovasculares”, como infartes, dos quais 170 foram fatais.

E os pesquisadores descobriram que aqueles que escovam os dentes duas vezes por dia correm menos riscos.

Essa foi Boa!
fonte: BBC/Br – 28/05/2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: